Camila Santo

Estudou Artes Plásticas na França, na cidade de Estrasburgo, influenciando-se pelo movimento de arte visionária até criar seu estilo original em 1998. Formou-se em 2001 em comunicação visual.

Sua pintura, que ela mesma intitula como “Arte Áurica”, propõe apresentar a energia da alma, que ela enxerga como pura luz, tão colorida como um arco-íris; posicionando-se a favor da diversidade cultural universal.

A escritora premiada, Eliane Ganem, aprecia a obra da pintora:

Como se olhássemos por uma porta entreaberta momentos de silêncio e introspecção de nossas próprias almas coloridas.

Concentrada desde o ano de 2003 na serie “Mitos Brasileiros”, Camileoa (como se fez conhecer aqui e no exterior) vem retratando divindades das tradições indígenas nativas, orixás africanos, entidades do sincretismo religioso e personagens do folclore popular, no intuito de percorrer parte do mestiço panteão de crenças religiosas do nosso país.

Minhas pinturas são um processo sagrado para mim. Na minha técnica, eu busco traduzir a mensagem de paz, amor ou sabedoria de determinado ícone, para estimular uma transcendência no observador. Por isso, meu processo criativo é extremamente sinestésico, baseado em uma variada pesquisa antropológica (incluindo músicas de culturas tradicionais, fotos de paisagens das localidades de onde surgiram os mitos, estudo de plantas medicinais utilizadas pelos grupos que neles acreditam, indo até ao uso de fragrâncias relacionadas com os elementos que eles representam). Por fim, as cores são para mim um veículo de evolução da consciência. Assim, pelo movimento de nossos olhos, de uma cor para outra, eu trato o corpo e a paisagem como uma única mandala, inspirando uma experiência estética que eu espero que se insira positivamente na vida cotidiana do observador.

A pintora; que já realizou exposições solo e coletivas, além de ter vendido quadros em leilões e retratos para colecionadores privados, no Brasil, França e Estados Unidos; também realiza pinturas sob encomenda.

Camila Santo - Auto retrato

Camila Santo – Auto retrato